Bola Pesada

A Casa do Futsal

Opinião: Volta pra TV aberta futsal, volta por favor!

É com esse pedido que A Bola Pesada lança seu segundo texto de opinião. “Volta pra TV aberta futsal, volta por favor!”. Todos do universo sabem (ou ao menos deveriam) do poder que a TV tem sobre a pessoa. Sobre a sua formação cultural, esportiva, politica e por ai vai. E todos que visitam este portal voltado para a modalidade de futsal, sabe a grandeza que este esporte tem, e sabe também como ele é reconhecido no mundo.

A fala de Neto, melhor jogador da última Copa do Mundo e um dos maiores jogadores da história abriu minha mente para uma discussão, leia a fala dele em entrevista à Bola Pesada:

Neto:

“Essa vai ser outra disputa grande, pois pela popularidade acho que merecíamos mais espaço, porém já melhorou bastante. Vamos continuar batalhando e só ganharemos quando estiver outra televisão aberta transmitindo os jogos novamente.”

Um dos intuitos desse blog, foi de abrir um humilde espaço de discussão para os amantes deste glorioso esporte. Para quem não sabe, o escritor aqui pouco é jornalista, tão pouco estudante de jornalismo. E sim um estudante de Educação Física e que tem como sonho trabalhar com o Futsal e que a partir do mesmo veículo tenta colocar sua visão sobre jogadores, times e etc. A fala de Neto vem a calhar com uma enorme preocupação que tenho: “Cade o espaço na mídia aberta?” “Cadê?”. Hoje reclamamos de um futebol fraco comparado ao europeu, de um basquete que deixa a desejar por conta da sua história e vejo pouco reconhecimento com o maior esporte que em termos de conquistas e qualidade é o “melhor” esporte em cenário nacional. A Liga Futsal é um espetáculo a parte que poucos tem o prazer de acompanhar, ótimos jogos que estão acontecendo semana atrás de semana e o pouco que conseguimos ver a distância (Digo assistindo em sua TV) é um, dois ou no máximo três jogos por semana. O pouco que digo vem por vários fatores, dentre eles cito: Falta de interesse, curiosidade e  vontade de pesquisar e o outro que acredito ser a grande maioria é de não ter como ver! Quem não possui TV a cabo e detém pouco acesso a internet fica simplesmente por fora deste universo. Por isso fica o pedido: “Volta pra TV aberta futsal!”

Eu sei, você sabe, Brasil sabe que para voltar para a TV aberta não passa apenas por uma decisão da CBFS. Ela passa por quem é dono dos direitos de transmissão e que sinceramente não tem noção do poder que desperdiçam. Eu não tenho os números de Ibope para a transmissão da Copa Do Mundo de Futsal, mas acredito que não foi pouco se pensarmos o horário dos jogos. A segunda parte da fala de Neto cita isto: “[…] quando estiver outra televisão aberta transmitindo os jogos novamente.” E fica uma dúvida na minha mente: “Até onde a Sportv e o grupo Globo ajuda na divulgação do Futsal? E até onde atrapalha?” A ajuda é notória quando se trata de uma melhora imensa nas transmissões, nas narrações e informações. Mas e as desvantagens? E o fato de não termos quase nada no seu maior veículo de TV Aberta voltada para o Esporte? Tirando final de Liga Futsal, Copa do Mundo e drible desconcertante de Falcão da para contar nos dedos as vezes que o Futsal apareceu no Globo Esporte Nacional, ou no Jornal Nacional e Fantástico. Junto a essa desvantagem vem a de não podermos ter outra opção em TV Aberta. Band ou Record nada podem fazer para passar o Futsal na TV (e não sei se tem o interesse).Sem contar os poucos jogos que a outra transmissora ESPN Brasil pode transmitir por semana.  A nova alavancada do Futsal necessita da TV, necessita que o povo crie ídolos com esse esporte assim como têm com o futebol, vôlei e juntamente com esses ídolos, crie um vínculo com o esporte.

Como gostaria do dia de ao menos termos um “League Pass” da Liga Futsal. Para quem não sabe, a NBA e os esportes americanos disponibilizam assinatura de todos os jogos por um determinado preço, e esse pacote de jogos é vendido tanto via TV como via Internet. ”Ah sonho meu..”.

Segue no vídeo abaixo, a final da Liga Futsal de 1999 com transmissão da Band, e agora fica um pedido diferente: “Coloquem o Futsal na TV aberta, garanto que dará mais audiência que muita coisas que somos obrigados a engolir.”

Eu sei que é algo quase impossível de acontecer novamente, mas a esperança é a última que morre.

Nota: Que timaço esse do Atlético-MG! Falcão, Lenísio e Manoel Tobias no mesmo time é muita apelação.

Kaique Quadros

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Visitantes da A Bola Pesada

  • 76,040 visitas
%d blogueiros gostam disto: