Bola Pesada

A Casa do Futsal

Fixo Rafael Rato abre o jogo: Nosso Objetivo é vencer a Liga

Dando continuidade a entrevistas com jogadores renomados pelo mundo do Futsal, hoje a entrevista é com o fixo Rafael Rato. Campeão Mundial com o Brasil na Tailândia e que defende as cores da poderosa Inter Movistar. Para quem não acompanha de perto a trajetória de Rafael, ele surgiu num polo diferente do Futsal nacional. Começando a carreira no Sport-PE em 2001 e depois acertou a sua ida para o a forte equipe do Banespa, sobre isto o fixo contou: “Comecei no Sport atuando pelo juvenil e adulto. Isso ajudou bastante meu desempenho e em 2001 participamos de uma taça Brasil de clubes juvenil, onde a equipe do Banespa participava também.Foi ai que apareceu o interesse deles e eu acabei me transferindo no ano seguinte e onde tudo começou na minha carreira. Fui para o Banespa em 2002 e fiquei por la um ano onde aprendi muito com grandes jogadores”. Para quem não se recorda, em 2002 a equipe do Banespa era uma das forças do Futsal brasileiro.

Liga Nacional de Fútbol Sala

Após uma carreira de sucesso jogando em território nacional com títulos como Liga Futsal (2003), Campeonato Paulista (2002),Campeonato Gaúcho (2003), Taça Brasil (2002), Rato se mudou para a Europa e hoje veste a camisa da Inter Movistar, uma das maiores forças do futsal mundial. Após três anos vestindo as cores madrilenha o fixo da seleção falou sobre a Inter, torcida e rivalidade: “Inter Movistar é considerada uma das melhores equipes do mundo, levamos um tempo sem conseguir um título e isso faz com que a pressão seja ainda maior. Aqui temos a obrigação de brigar por títulos e esse ano vamos em busca deles.” Quanto a torcida, não conseguiu poupar elogias ao fanatismo espanhol com o futsal: “A torcida é impressionante! Cada jogo comparece em massa e isso nos ajuda bastante.”

A pressão em cima da Inter Movistar nesta temporada será maior que nas outras. Na temporada passada nenhuma final e consequentemente nenhum título para o time madrilenho. Além disto, novamente estão fora da UEFA Futsal Cup, questionado sobre um possível sentimento de “vingança” em relação ao Alusport Barcelona e El Pozo Murcia, Rato afirma a vontade de buscar títulos mas não nomeia essa vontade como vingança: “Com certeza nosso objetivo é ganhar a Liga e assim poder voltar a disputar a UEFA no ano seguinte. Eu não diria vingança, vamos em busca do nosso objetivo que é ganhar títulos com isso estaríamos contentes em poder levar o Inter ao seu lugar que merece.”

No futebol a maior rivalidade espanhola é Real Madrid e Barcelona, no futsal não é diferente! Questionado sobre se a rivalidade entre Inter e Barça é a maior da Espanha, ele falou : “Acredito que sim. Nos últimos anos eles vem conquistando tudo e é nosso rival a bater. Outro time que também esta na briga é o El Pozo mais a rivalidade com o Barça chega ser maior.”

Assim como nas outras entrevistas, gostamos de ouvir a opinião de diferentes atletas sobre o modo de jogo de cada equipe e cada escola de futsal ao redor do mundo. Sobre a Inter, Futsal espanhol ele deu uma palavrinha: “O Futsal Espanhol é bastante táctico mais cadenciado eles gostar de ter a posse de bola, elaborar bem o ataque.  Jogamos assim também para elaboramos o ataque para acabar-lo com a finalização sem sofrer o contra-ataque. Bom, em ataque se consiste num jogo de 4 com muita movimentação e defensivamente buscamos uma marcação forte apertando sempre o homem da bola.”

Remontagem da equipe

Nesta temporada dois jogadores importantes saíram do time espanhol rumo ao futsal brasileiro. Gadeia, que foi destaque quando jogava em Marechal Cândido Rondon retornou rumo a forte ACD-Intelli/Orlândia, a outra perda é o irreverente Oitomeia que junto com seu talento levou seus cabelos diferentes para Jaraguá-SC. Sobre esta remontagem de elenco, Rato deu detalhes, inclusive sobre a possível ida do astro português Ricardinho: “Foram 2 perdas importantes, o clube contratou 2 jogadores do Segovia que já trabalharam com o Jesus Velasco que acredita que a adaptação deles serão mais rápidas.” Sobre Ricardinho: Sim, todos diziam que já estava contratado mais por razoes contratuais ainda não se concretizou.”

Essa remontagem da equipe passa também pelos pés do brasileiro Bateria, destaque do Krona Futsal que logo se mudou para Madrid. Rafael contou como foi a adaptação do jovem talento e sobre a qualidade do mesmo: “Bateria chegou aquí e ninguém o conhecia, pouco a pouco foi se entrosando e como nosso time contava com bastante brasileiros ficou fácil a adaptação. Bateria é um grande jogador, tem um grande talento tem muito que crescer ainda mais.”

Vida pessoal

Rato ganhou muitos títulos por clubes diferentes e também pela seleção. E o fixo elegeu um como o seu favorito: “Para mim todos os títulos são importantes, cada um tem um toque especial q fica marcado para sempre. Mas o primeira a gente nunca esquece, a Liga Nacional de 2003 com a Ulbra, foi muito bom aquele título tínhamos um time incrível onde nos divertíamos muito tanto dentro de quadra como fora dela.”

Hoje a Liga Futsal é uma das maiores ligas do mundo, muitos jogadores renomados jogam e outros talentos estão retornando para jogar em território brasileiro. A respeito de uma possível volta, Rafael abre o jogo: “Sempre penso e sempre que vejo jogos da Liga me da uma vontade de voltar. Tenho planos de voltar e acredito que esta mais perto do que longe. Tive proposta alguns anos atrás para voltar, mas preferi ficar por aqui. Agora é diferente se pintar alguma proposta quem sabe (risos).” Ouviram? Se alguém estiver precisando de um excelente fixo, já sabe onde procurar!

Neto dribla o primeiro, avança a quadra de ataque da Espanha e faz o um gol épico, qual é a primeira coisa que vem a sua cabeça ao se lembrar daquele gol histórico? Sobre esta pergunta, aquele gol emblemático, ele aos risos conta: “(Risos) Vem uma alegria muito grande pois sabia que ali ganharíamos a copa do mundo,onde segundos antes já estava pensando nos pênaltis. Ai vem o Neto e me faz aquele gol (risos) inexplicável aquele momento,único, marcado para toda a vida. Agradeço muito a Deus por ter me dado essa oportunidade de fazer parte dessa historia.”

Para saber de tudo a respeito de Liga Futsal, Rafael Rato, Liga Nacional de Fútbol Sala (Campeonato Espanhol) e Futsal Europeu. Não deixe de acompanhar a Bola Pesada!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Visitantes da A Bola Pesada

  • 76,900 visitas
%d blogueiros gostam disto: