Bola Pesada

A Casa do Futsal

Conheça a UEFA Futsal Cup

taça

Amante do Futsal já conhece a UEFA Futsal Cup? Esse torneio é simplesmente o maior campeonato europeu, fazendo um paralelo com o futebol é a Champions League.

A primeira edição registrada como competição FIFA, aconteceu no ano de 2001/2002. O torneio contou com as oito melhores equipes europeias apenas, em Lisboa. Na primeira edição O Playas de Castellón FS da Espanha foi a campeã. Ao longo dos anos a competição foi evoluindo, novos campeões foram aparecendo como Interviú (Hoje Inter Movistar e mais antigamente a Boomerang), Dinamo de Moscou, Chaleroi, Ekaterinburg, Benfica, Montesilvano, Barcelona até chegar no último campeão o Kairat do Cazaquistão. Como você percebeu as forças do futsal europeu são diferenciadas do futebol, mas nem por isso deixa de ser uma competição emocionante e com um nível técnico elevado.

Formato da UEFA Futsal Cup

O regulamento do torneio se difere com muitos que a gente conhece. O torneio começa com uma fase pré-liminar com muitas equipes de países que não está no topo do ranking da UEFA. Os classificados desta primeira fase se junta ao “porte médio” da Europa. Nessa fase começa a aparecer equipes campeãs nos seus países mas que ainda não são a “elite do futsal europeu”. Depois dessa fase o bicho pega completamente! Barcelona, Kairat, Sporting e Dinamo entram na competição. A ronda de Elite conta com os 12 melhores equipes da fase principal e se juntam as quatro forças citadas anteriormente.

Fase Preliminar

Conheça as equipes e os grupos da primeira fase da UEFA Futsal Cup.

Grupo A

Clubes J V E D GM GS DG Pts
1 FK Nautara Kaunas FK Nautara Kaunas 0 0 0 0 0 0 0 0
2 Sporting Club de Paris Sporting Club de Paris 0 0 0 0 0 0 0 0
3 Lexmax Chisinau Lexmax Chisinau 0 0 0 0 0 0 0 0

Grupo B

Clubes J V E D GM GS DG Pts
1 Wisła Kraków Wisła Kraków 0 0 0 0 0 0 0 0
2 KF Jedinstvo Bijelo Polje KF Jedinstvo Bijelo Polje 0 0 0 0 0 0 0 0
3 Baku United FC Baku United FC 0 0 0 0 0 0 0 0
4 KS Ali Demi KS Ali Demi 0 0 0 0 0 0 0 0

Grupo C

Clubes J V E D GM GS DG Pts
1 Stella Rossa Wien Stella Rossa Wien 0 0 0 0 0 0 0 0
2 Vegakameratene Vegakameratene 0 0 0 0 0 0 0 0
3 Futsal Minerva Futsal Minerva 0 0 0 0 0 0 0 0
4 Firat Üniversitesi Elzig Firat Üniversitesi Elzig 0 0 0 0 0 0 0 0

Grupo D

Clubes J V E D GM GS DG Pts
1 Wrexham Futsal Club Wrexham Futsal Club 0 0 0 0 0 0 0 0
2 Asa Ben Gurion Asa Ben Gurion 0 0 0 0 0 0 0 0
3 KMF Tango Sarajevo KMF Tango Sarajevo 0 0 0 0 0 0 0 0

Grupo E

Clubes J V E D GM GS DG Pts
1 FC Grand Pro Varna FC Grand Pro Varna 0 0 0 0 0 0 0 0
2 KMF Zelezarec Skopje KMF Zelezarec Skopje 0 0 0 0 0 0 0 0
3 FC Shahumyan Yerevan FC Shahumyan Yerevan 0 0 0 0 0 0 0 0
4 FC Encamp FC Encamp 0 0 0 0 0 0 0 0

Grupo F

Clubes J V E D GM GS DG Pts
1 Göteborg Futsal Club Göteborg Futsal Club 0 0 0 0 0 0 0 0
2 MFK VitEn Vitebsk MFK VitEn Vitebsk 0 0 0 0 0 0 0 0
3 Eden College Futsal Eden College Futsal 0 0 0 0 0 0 0 0
4 Perth Saltires Perth Saltires 0 0 0 0 0 0 0 0

Grupo G

Clubes J V E D GM GS DG Pts
1 FS Ilves Tampere FS Ilves Tampere 0 0 0 0 0 0 0 0
2 Hamburg Panthers Hamburg Panthers 0 0 0 0 0 0 0 0
3 JB Futsal Gentofte JB Futsal Gentofte 0 0 0 0 0 0 0 0
4 Hibernians FC Hibernians FC 0 0 0 0 0 0 0 0

Grupo H

Clubes J V E D GM GS DG Pts
1 Víkingur Ólafsvík Víkingur Ólafsvík 0 0 0 0 0 0 0 0
2 Athina '90 Athina ’90 0 0 0 0 0 0 0 0
3 FC Anzhi Tallinn FC Anzhi Tallinn 0 0 0 0 0 0 0 0

Fase Principal

Os vencedores de cada grupo se juntaram as 12 equipes que foram campeãs nas maiores Ligas da Europa, tirando é claro os cabeças-de-série que entrarão na Ronda de Elite. Nesta fase serão formados 6 grupos de 4 equipes onde os dois melhores de cada grupo passarão para a Ronda de Elite. Conheça estas equipes!

Araz Naxçivan                   Châtelineau Futsal                     FK EP Chrudim              CF Eindhoven                     KMF Ekonomac Kragujevac
Araz (AZE)
    Châtelinea (BEL)  Chrudi (CZE)  Eindhove (NED)  Ekonoma(SRB)

Győri ETO FC                     Iberia Star Tbilisi                   FC Litija                Lokomotiv Kharkov                   Marca Futsal

 Győr (HUN)  Iberia Sta (GEO)    Litija(SVN)   Lokomotiv (UKR)   Marca(ITA)

MNK Nacional Zagreb                     FK Nikars Riga                   AC Omonia Nicosia                    Slov-Matic Bratislava                      City'US Târgu Mureş

Nacional(CRO)   Nikars(LVA)    Omonia(CYP)  Slov-Matic (SVK)   Târgu Mureş(ROU)

Tulpar Karagandy

Tulpar(KAZ)

Ronda de Elite

Como falando anteriormente, a Ronda de Elite conta com os dois classificados de cada grupo e também os quatro cabeças-de-série. As quatro potências europeias são consideradas as grandes favoritas para levantar o caneco.

Kairat (Cazaquistão)  

A equipe do Cazaquistão é o atual campeão da UEFA Futsal Cup, assim como em todo continente, o Kairat também conta com brasileiros no seu elenco, inclusive o treinador. Cacau fez história ao levar a única equipe da história do Cazaquistão em todos os esportes a chegar numa final de competição UEFA e ainda por cima se sagrou campeão

São vários e importes os brasileiros do elenco, Fumaça foi o autor do hat-trick que coroou a equipe como campeã. Além de fumaça a equipe cazaque conta com: Léo Santana, Betão, Léo Mendonça, Euler, Alexandre Moraes, Higuita, Henrique Elgart e João Nunes.

Dínamo de Moscou (Russia)

Será que esse ano vai? Bi-vice nas duas ultimas temporadas, o Dinamo de Fernandinho é novamente favorito ao maior título europeu. O multi-campeão espanhol Faustino Pérez terá novamente um ótimo elenco. O atual campeão russo e campeão mundial detém um elenco de se impressionar: Gustavo Paradeda, Rómulo, Dieguinho, Fernandinho, Cirilo e Pula são os brasileiros do elenco.

Falando em Fernandinho, ele concedeu uma entrevista exclusiva para A Bola Pesada, e nesta entrevista citou a UEFA Futsal Cup onde ele citou uma possível ameaça italiana: “O Marca Futsal tem um bom elenco e fez boas contratações, mas  sempre tem algum outro time que chega e dá muito trabalho”.

Barcelona (Espanha)

Existe algum esporte que o Barcelona é ruim? Futebol, Futsal e Basquete é uma potência! Campeão de tudo na ultima temporada espanhola (Liga e Copa) e terceiro colocado na última UEFA Futsal Cup, esse é o super Barça. Um misto de brasileiros e espanhóis que tem tudo para continuar dando certo nesta temporada.

Assim como o Dínamo, Barcelona é uma seleção de craques. Saí um ótimo entra outro ótimo e o craque desta equipe para mim é o brasileiro Ari. O fixo é sensacional! Um dos melhores do mundo ficando apenas atrás de Neto. Os brasileiros são atrações nesse time, além de Ari, o time catalão tem Wilde, Saad (Joga para Itália), Igor e Gabriel. Pelo lado dos espanhóis tem nada mais nada menos que Fernandão, Lozano, Lin, Cristian, Aicardo! Ufa, constelação de craques assim como no Basquete e no Futebol, realmente é “més que un club”.

           Sporting Clube de Portgual (Portugal)

Por último e não menos importante está a equipe do Sporting. Não podia faltar a forte escola portuguesa entre os favoritos à ganhar o título. Apenas com um título na história do país com o poderoso SL Benfica na temporada 09/10. Adivinha uma coisa: Será que tem brasileiros nessa equipe? Mas é claro que sim! Isso mostra como o futsal brasileiro é forte! Marcelinho, Divanei, Deo, Caio e Alex são as partes brasileiras do elenco.  Sporting é uma das bases da seleção portuguesa, no último mundial da Tailândia 4 jogadores do atual elenco estavam na boa campanha, João Benedito, Djô, Paulinho e Pedro Cary.

Vai a hora de sonhar, Ricardinho não acertou com a Inter Movistar ainda, será que os torcedores do Sporting pode sonhar com o astro?

Encerramos essa apresentação da UEFA Futsal Cup! Para acompanhar tudo sobre esta competição não deixe de conferir o A BOLA PESADA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Visitantes da A Bola Pesada

  • 76,900 visitas
%d blogueiros gostam disto: