Bola Pesada

A Casa do Futsal

Opinião: Intelli, Corinthians e Krona são os grandes favoritos

A Liga Futsal já está na metade da sua segunda fase e acredito que a briga pelo título começa a se afunilar em três ótimos times. É claro que existe muita bola pra rolar e futsal muitas vezes é imprevisível, porém nada me tira da cabeça que o título ficará entre Intelli, Corinthians e Krona.

A equipe de Joinville foi o melhor time da primeira fase, fazendo uma campanha histórica, um feito que nenhum outro time havia feito. É claro que o aumento de times este ano ajudou a aumentar a pontuação, porém o aproveitamento da equipe do treinador multi-campeão Ferretti foi algo inacreditável (87%). Sem contar que Krona dispõe de um arsenal ofensivo fatal que disparou para dentro das redes 64 gols (média de 3,5 gols por jogo) e como se não bastasse isso, sua defesa foi a quarta melhor desta primeira fase, sofrendo 34 tentos (média de 1.8 gols sofridos por jogo). Nesta segunda fase tudo continuou na rotina, 10 pontos em 4 jogos e o aproveitamento continua absurdo (83%). Ataque e defesa continuam voando, praticamente mantendo as médias da primeira fase.

Krona se baseia em uma marcação pressão muito forte (marca registrada de Ferretti), em que quase toda jogada adversária a defesa já avança até a primeira linha de marcação, linha que geralmente se localiza perto da área do adversário. Com esta marcação pressão ferrenha, Krona faz muitos gols de roubos de bola e também consegue recuperar a posse com uma facilidade diferente que todos os outros times. Eu sei que hoje marcação pressão é algo primordial para um time ser competitivo, mas sabemos que marcação pressão do Ferretti é diferente. Vi algo parecido apenas com o grande Marechal Candido Rondon de Marquinhos Xavier.

O Craque

Krona tem o craque do campeonato. Dyego vem tendo uma temporada de saltar aos olhos e encher a boca de elogios. Jogador moderno que tem capacidade de sair driblando para os dois lados, muito rápido e conseguindo finalizar com as duas pernas, sem contar é claro seu enorme Q.I de jogo, que vejo como algo fora do comum. Hoje para mim é o melhor jogador da Liga Futsal.

Elenco

Krona não vive apenas de marcação pressão do Ferretti e do talento de Dyego. A equipe catarinense tem um dos melhores elencos da liga nacional, com várias peças que podem mudar o estilo de jogo da equipe. Gosto muito da variedade de opções com Valdin, Vander Carioca e Elisandro, podendo ainda fazer um time mais rápido ainda, jogando com Deives na frente.

Ricardinho, Pelé, Leco, Sakai, Café. “Apenas” isso é o complemento da equipe. Ricardinho é um líder nato e um dos melhores fixos da Liga (talvez não entre no top-5, entretanto merece menção honrosa), Pelé é outro ala que vem fazendo uma temporada espetacular e Leco dispensa comentários.

Para fechar o gol, Ferretti tem a disposição o melhor goleiro do mundo, Tiago. Precisa dizer mais algo sobre esse impressionante elenco?

Sabe tudo que falamos de Krona? Corinthians também tem! Corinthians tem uma marcação acertadíssima e um elenco recheado, Corinthians tem craques, e tem um goleiro top de linha. Vou tentar desmembrar mais esse Corinthians de Miltinho.

Sabe o Corinthians do Tite no futebol no campo? Onde a defesa é seu ponto principal e seu ataque é contestado? O Corinthians do futsal tem algumas características parecidas como por exemplo sua defesa forte (apenas 28 gols sofridos, sendo a segunda melhor do campeonato). Se engana, porém, quem pensa que o ataque corintiano é questionado como o do campo. O Corinthians não tem o melhor ataque da competição porém tem na minha opinião a melhor dupla de pivô da Liga. Simi e Lukaian são geniais, tanto jogando sozinhos como jogando juntos, algo que eu adoro no Corinthians. Quando Simi e Lukaian estão em quadra ao mesmo tempo é de certo que sairá gols em pouco tempo.

O craque

Simi ou Paulinho Japônes?, essa era a questão na minha cabeça quando elaborava este texto. Simi tem uma carreira melhor, foi acredito eu mais genial que o Paulinho, mas essa temporada do camisa 10 está fora de órbita –  jogando um futsal de enorme nível. Sempre foi destaque por ser um jogador seguro, com um ótimo passe e um chute potente. Mas em 2013 ele está diferente! Vários e vários lances com dribles, o Corinthians quando joga com Schumacher e Japônes fica com uma solidez impressionante tanto em marcação como em segurança na saída de jogo e armação de jogadas. Portanto, por merecimento Paulinho Japônes é o craque deste texto, o que não diminui a monstruosidade de Simi.

Elenco

Como foi falado alguns nomes anteriormente, como Lukaian, Schummacher, Simi, Paulinho Japônes, o elenco corintiano não para por ai. Leandro cresceu na reta final da primeira fase e está melhor ainda na segunda fase, marcando gols contra Carlos Barbosa e Atlântico de Erechim, virou uma peça fundamental. Mas não tem só mais ele, Neguinho, Rafa, Rafinha, Arthur, Jackson, Bruno Souza, Índio e por fim um goleirão chamado Franklin, tá bom para você? Eu no início da competição apontava esse Corinthians como o time do “Agora vai” e sinceramente eu acredito que chegou a vez do Timão.


Por último e não menos importante está a Intelli Orlândia, atual campeã da Liga Nacional. Sabe quando a gente arma um time pra jogar um futsal bacana, e um amigo adversário monta uma seleção? Isto é jogar contra a Intelli. Se não me falha a memória, praticamente todos os jogadores que tem minutos relevantes já passaram por seleção brasileira, Guitta, Falcão, Ciço, Vinicius, Jé, Cabreúva, Sinoê, Gadeia, Diece e ufa! Apresentamos a Intelli que começou forte a competição e ficou mais forte ainda com as contratações de Gadeia (Inter MovieStar), Diece (SL Benfica) e César Paulo (SL Benfica). Cidão vai ter uma ótima dor de cabeça até o fim da Liga Nacional, mas qual treinador não quer essa dor de cabeça para seu time?

O craque

Falcão. Não está fazendo uma super temporada, ficou alguns jogos fora por conta de lesão e na minha visão, hoje não é um dos melhores alas do campeonato, mas dá para falar algo dele? Dispensa comentário, tudo que falar é chover no tsunami.

Elenco

Se juntar esse time da Intelli (ou do Corinthians ou do Krona),  podem jogar o mundial com a camisa do Brasil facilmente.  Todos são repletos de selecionáveis ou ex-selecionáveis. É algo impressionante! Eu particularmente gosto muito de Jé, que para mim é o melhor pivô do Brasil, e principalmente Vinicius, me lembra Paulinho Japônes jogando porém mais habilidoso e mais decisivo. Marinho e Ciço formam outro ponto impressionante deste time: sobra muita defesa e garra de ambos os jogadores.

___

Por fim, é isto. Na minha opinião não sai desses três times e peço desculpas ao aguerrido time da Assoeva ou a tradicional Carlos Barbosa. Mas se tivesse que apostar, diria que esse ano não sai desse trio.

Kaique Quadros

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Visitantes da A Bola Pesada

  • 76,900 visitas
%d blogueiros gostam disto: