Bola Pesada

A Casa do Futsal

Entrevista com Guilherme Kuromoto, goleiro campeão italiano

kuromotoUma das propostas do “A Bola Pesada” é realizar diversas entrevistas com os salonistas do Brasil e quiçá do mundo. Hoje estreamos em grande forma com Guilherme Kuromoto atual campeão italiano (temporada 2012-2013) atuando pelo Marca Futsal. Nascido em Londrina-PR, e jogando há dez temporadas na Itália, Kuromoto contou como foi sua ida para o futsal Italiano:

– Surgiu através de um procurador chamado Emerson, na época ele estava recrutando jogadores para a Itália e através de um amigo, marcamos um jogo na presença dele e assim começou tudo – revelou.

650--Kuromoto090156
Desde então sua vida mudou completamente, pois Guilherme tinha até aposentado as chuteiras e luvas, ingressando numa faculdade e focando sua vida nos estudos. Mas a vida é cheia de surpresas e mudou o seu rumo.  O guarda-metas jogou por oito (8) equipes (Cinnecittà, Maran Spoleto, Marca Trevigiana, Montesilvano, Arzignano Grifo , Cagliari e Rial Rieti) antes de se transferir para Marca Futsal, equipe em que, como citado anteriormente, foi campeão italiano.

“Na época o mercado italiano estava começando, com isso a concorrência era muito menor que aqui no Brasil. Como aqui o mercado é muito grande, as chances são menores, claro. Hoje em dia na Itália os goleiros enfrentam outro tipo de barreira, as regras mudaram e dificultaram a permanência de goleiros estrangeiros”.

goleiroSobre as ligas de futsal ao redor do mundo, com sua experiência jogando no futsal italiano e enfrentando equipes de outros países europeus, e claro, acompanhando o futsal brasileiro, Guilherme coloca o Calcio a5 como uma das maiores ligas do mundo: “Eu coloco a liga italiana entre as três melhores do mundo. Ser campeão é muito bom, ainda mais de um campeonato tão difícil como esse. Mas isso só foi possível pela união do nosso time dentro e fora de quadra”, diz.

Ida para o futsal japonês

Depois de dez na Bota, Kuromoto aceitou uma proposta para atuar no futsal japonês. O goleiro confessou que ao contrário do que muitos podem imaginar, não foi o dinheiro a maior motivação para a travessia ao Oriente, mas sim buscar experiências e aprendizagem com o futsal: “(Foram) vários motivos, o que menos influenciou foi o dinheiro, sempre disse que busco experiências e aprendizagem com o futsal, o dinheiro é consequência de tudo.”, contou.

Juntamente com sua ida ao futsal asiático,surgiu também a possibilidade e rumores sobre atuar na seleção japonesa. O goleiro é nissei, filho de japonês,  algo que poderia ajudar na naturalização. No entanto, o atleta trata a possibilidade, ao menos por enquanto, como simplesmente um sonho e não um projeto em andamento.

Ídolos e voltar pra casa

Nosso bate-papo não foi sobre apenas a brilhante carreira do arqueiro e também sobre alguns assuntos que envolvem o mundo do futsal. Ao ser perguntado sobre qual o melhor goleiro do mundo,, Guilherme comentou: “Pra mim o Serginho (campeão mundial em 1992 e 1996) foi o melhor. Hoje em dia gosto muito do Guitta (ACD Intelli/Orlândia-SP) aqui no Brasil e Mammarella (Montesilvano) na Itália”.

Para finalizar, disse que pensa sim em voltar a jogar no Brasil, mas não tão cedo: pretende e pensa em retornar ao futsal brasileiro. “Eu penso em voltar a jogar sim, mas não num futuro próximo, se tiver a oportunidade de jogar uma liga antes de parar seria bom, realizaria outro desejo que tenho”.

Vídeo de Guilherme Kuromoto

Ficou curioso para ver Guilherme defendendo? Segue um vídeo com algumas defesas de Guilherme atuando pelo Marca Futsal e enfrentando uma ex-equipe Rial Rietti.

(Imagem da capa: http://www.jornaldelondrina.com.br)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 14/08/2013 por em Brasileiros no Exterior, Entrevistas.

Visitantes da A Bola Pesada

  • 76,040 visitas
%d blogueiros gostam disto: